fbpx
Qual doenças que se trata com osteopatia?

Qual doenças que se trata com osteopatia? Os osteopatas tratam uma grande variedade de problemas de saúde, incluindo as doenças do sistema musculoesquelético, sistema vascular, sistema nervoso e sistemas viscerais.

Os problemas mais comuns são: dor no pescoço e nas costas, lesões esportivas, dores de cabeça, problemas posturais, lesões ocupacionais, ciática, síndrome do túnel do carpo, cotovelo de tenista, artrite, constipação, determinados tipo de vertigem, refluxo, dor no joelho e pé.

A osteopatia pode inclusive ser uma boa Terapia para dores na coluna. Desta forma, é natural que o tratamento osteopático varie de pessoa para pessoa, já que cada lesão e problema é único.

Qual doenças que se trata com osteopatia e como ela pode te ajudar

A medicina osteopática é uma abordagem centrada no paciente para os cuidados de saúde que leva em consideração todos os aspectos do indivíduo, incluindo seu bem-estar físico, pessoal e espiritual.

Os osteopatas se concentram em como o esqueleto, as articulações, os músculos, os nervos, o sistema circulatório, o tecido conjuntivo e os órgãos internos funcionam como uma unidade do corpo todo.

Quando você visita um Osteopata, ele primeiro faz perguntas sobre seu problema e sintomas para verificar se seu problema faz parte das doenças que se trata com osteopatia.

Ele também pode perguntar sobre seu histórico médico, qualquer medicação que você esteja tomando, bem como fatores que possam não estar diretamente relacionados ao seu problema.

É importante informar o seu Osteopata se a sua condição médica mudar entre as consultas.

Como funciona a osteopatia

Desenvolvido há mais de 130 anos por Andrew Taylor Still, a medicina osteopática traz uma filosofia única ao atendimento tradicional ao paciente.

Entendendo que o corpo é mais do que apenas uma soma de suas partes, os médicos osteopatas ajudam a capacidade inata do paciente para curar, abordando a inter-relação dos nervos, músculos, ossos e órgãos do corpo.

No Brasil a Osteopatia é uma especialização da fisioterapia reconhecida pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) desde 2001.

Os osteopatas entendem que cada indivíduo expressa saúde e doença de maneira diferente e que a ausência de doença não implica a presença de saúde.

Estes profissionais são treinados em diagnosticar e tratar com técnicas manipulativas osteopáticas, técnicas funcionais, técnicas para as vísceras ou órgãos e para o crânio e suas membranas.

Isto inclui a aplicação terapêutica de técnicas manuais para abordar as mudanças na estrutura do corpo para melhorar a função fisiológica.

Qualquer que seja o modo como um paciente chega a uma consulta, ele pode esperar:

  • Realizar um exame físico e avaliação, incluindo um histórico de saúde e certos procedimentos de teste, incluindo avaliação da postura, movimento e flexibilidade, e do movimento e desempenho muscular e articular
  • Receber um diagnóstico clínico, prognóstico, plano de cuidados e metas de curto e longo prazo
  • Receber tratamento fisioterapêutico e intervenção com base na avaliação e diagnóstico do terapeuta
  • Receber recomendações de autogerenciamento: Os pacientes geralmente treinam com um fisioterapeuta em exercícios que podem fazer em casa, para ajudá-los a funcionar com mais eficácia.

Quem pode se beneficiar de osteopatia?

Pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até adultos idosos, podem se beneficiar do tratamento manipulativo e de certas doenças que se trata com osteopatia.

A aplicação da técnica aos músculos, articulações e outros tecidos permite que o corpo atinja um estado de saúde mais rápido e fácil. Agora que você sabe quais doenças que se trata com osteopatia, considere procurar um especialista!

Add Your Comment