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Tudo o que você precisa saber sobre pilates

O pilates é uma modalidade de exercícios físicos relativamente recente no Brasil e no mundo, mas mesmo sendo novidade já conseguiu atrair a atenção de muitas pessoas.

Tornou-se uma das atividades físicas preferidas por aqueles que não gostam de exercícios convencionais, como academia ou aulas muito intensas. E engana-se quem acha que ele não proporciona diversos benefícios à saúde física.

E vai muito além disso, a atividade preza pela integração entre corpo e mente, sendo este último também trabalhado na atividade (coisa que nem sempre acontece na prática de outros exercícios).

Tudo o que você precisa saber sobre pilates

O Pilates é uma modalidade de atividade física bem diferente de todas as outras. Ao contrário de atividades de musculação, aulas de danças, aulas de luta, funcional, entre outros, o exercício em questão não utiliza exercícios rápidos e intensivos para atingir os seus objetivos.

E é por esse motivo que as pessoas tendem a pensar que o pilates não surte tantos resultados, mas essa é uma ideia equivocada e não deve ser considerada.

Os exercícios realizados no Pilates exigem muita força, concentração, equilíbrio, elasticidade, foco e determinação. Para aqueles que desejam perder peso, a atividade emagrece e proporciona definição muscular.

É claro que se o seu objetivo for perder muito peso em um curto período de tempo essa atividade pode não ser a mais recomendada. No entanto, ela é ótima para quem deseja melhorar o seu corpo como um todo.

Isso porque há o trabalho intensivo da mente, trazendo benefícios imensuráveis à sua saúde mental. A seguir você irá conhecer os 5 princípios mais icônicos do exercício.

Conheça os 5 princípios

  • Concentração

É necessário total concentração para realizar os exercícios. Só dessa maneira as posições e movimentos serão elaborados da maneira correta. Além disso, concentrar-se no exercício é fundamental para sua relaxar a sua mente.

  • Controle

O controle do movimento em si também é imprescindível. É uma ligação entre a concentração mental e física do seu corpo. A realização das posições deve ser feita de maneira harmônica e suave.

  • Precisão

Como já dito anteriormente, os exercícios devem ser realizados de maneira suave, no entanto, estes devem ser precisos. É necessário desenvolver equilíbrio e seu corpo precisa entender o conceito de disciplina nos movimentos.

  • Respiração

A respiração correta é importantíssima para todos os tipos de exercícios físicos, mas nesse caso ela é parte do exercício. A respiração deve ser sincronizada e deve ser vista como um esvaziamento da mente.

  • Fluidez

Um dos objetivos mais fortes da modalidade é não causar impactos nas articulações e nem tencionar o corpo, então a fluidez no movimento é fundamental.

Procure ter o acompanhamento de um profissional

Para exercícios benéficos o mais recomendado é que você procure por acompanhamento profissional. Os exercícios de Pilates para iniciantes são básicos e podem ser realizados em qualquer lugar, não havendo contraindicações, no entanto, há considerações.

Essa atividade tem um treino muito direcionado para o desenvolvimento de cada um, principalmente por trabalhar muito a saúde mental. Sendo assim, o acompanhamento do professor se faz muito interessante.

Mas onde fazer as aulas? Hoje em dia é possível encontrar academias que oferecem a modalidade. O fato de a demanda estar crescente tem feito com que a oferta aumente também, então está mais fácil de encontrar professores.

Em cidades maiores há também os estúdios especializados em pilates. Esses estabelecimentos costumam oferecer mais horários, ficando mais fácil encaixar as aulas na sua rotina.

Resumindo, o Pilates é uma atividade que proporciona saúde física e mental. Realizá-la não será visto como uma obrigação e as aulas irão lhe causar imenso alívio e bom humor.

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