fbpx
Confira os benefícios da osteopatia

Já ouviu falar dos benefícios da osteopatia ou sequer algo sobre esse assunto? Caso nunca tenha escutado falar sobre − e até mesmo se já sabe brevemente do que se trata −, saiba que entender um pouco mais sobre esse assunto pode resolver de vez os seus problemas.

O método em questão é um tratamento realizado de forma manual para acabar de vez com as dores pelo corpo. A técnica foi totalmente desenvolvida e baseada em conceitos de fisiologia e anatomia humana, ou seja, há muita ciência envolvida.

Aqui você vai entender como é a metodologia, conhecer os principais benefícios da osteopatia e quais são as áreas do corpo que recebem esse tipo de tratamento. Confira!

Benefícios da osteopatia: saiba o que está por traz

Antes de falarmos sobre os benefícios da osteopatia, vamos entender um pouco mais sobre essa metodologia. Primeiramente, é importante entender a questão fundamental do método: conhecer a causa, tratá-la e esperar o próprio corpo se reestabelecer.

É feita uma avaliação por um fisioterapeuta especializado em Osteopatia e todo o histórico de dores do paciente é levantado e estudado. Alguns exames específicos são realizados para determinar a origem do problema para direcionar o tratamento ideal.

A duração do tratamento depende de cada caso e a quantidade de sessões, assim como o intervalo entre elas, é variada. Lembrando que toda a metodologia é traçada a partir da origem da dor e não onde ela está acontecendo.

Mas, afinal, quais as vantagens de se fazer terapia para dores na coluna? Todo o processo é realizado com foco na homeostase do corpo, ou seja, no equilíbrio. Os maiores benefícios da osteopatia são relacionados a resolver os problemas com dores de uma vez por todas, afinal, é a origem que é tratada.

Além disso, a osteopatia já se mostrou eficaz em casos avançados. O tratamento em conjunto com outras atividades (como fisioterapia e pilates, por exemplo) pode ser a solução definitiva para dores que lhe incomodam há anos.

Locais mais comuns de tratamento

Os benefícios da osteopatia não são unicamente para dores nas costas, a técnica pode ser realizada em outras partes do corpo, para doenças já conhecidas e até mesmo complicações emocionais:

  • Ameniza, e pode até eliminar, dores nas costas.
  • Dores no pescoço, como crises de torcicolo.
  • Casos de sucessivas dores de cabeça.
  • Tendinite (inflamação nos tendões).
  • Hérnia de hiato.
  • Casos de vertigem.
  • Problemas relacionados com sono, ansiedade, estresse e coisas do gênero.
  • Dores menstruais.
  • Entre outras.

Mais sobre a Osteopatia

A Osteopatia não é uma técnica recente, muito pelo o contrário. Ela foi desenvolvida pelo médico Andrew Taylor Still e começou a ser utilizada em 1874.

Desde então vem sendo estudada e desenvolvida pelos mais diversos profissionais e cientistas. No Brasil foi aprovada como especialização da fisioterapia pelo Coffito desde 2001 e é fiscalizada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e pela AOB (associação dos Osteopatas do Brasil).

Caso você apresente dores em algum dos locais citados no tópico acima nós recomendamos que você busque por profissionais especializados em osteopatia. Além de você não ficar sujeito aos medicamentos, as técnicas se mostrarão muito eficientes até mesmo em casos mais graves.

Dores que durem mais de uma semana não são consideradas normais, mesmo que aparentem ser apenas um “mau jeito”. A negligência perante essa situação pode trazer muitas consequências, sendo assim, sempre busque ajuda profissional assim que puder.

Agora você já sabe do que se trata e quais são os benefícios da osteopatia, não deixe de checar os profissionais especializados pela AOB da sua região e marque uma consulta para resolver de vez o seu problema com dores.

Add Your Comment