fbpx
O que é osteopatia?

O que é osteopatia, você sabe? A osteopatia aborda a importante conexão entre a estrutura do nosso corpo e suas várias funções e são aplicadas diferentes técnicas manuais no tratamento dos pacientes.

Desenvolvida há mais de 130 anos por Andrew Taylor Still, a medicina osteopática traz uma filosofia única ao atendimento tradicional ao paciente.

Osteopatas abordam todos os componentes do corpo juntos, como uma unidade funcional. Todas as partes do organismo, desde o esqueleto, articulações, músculos, fáscias e órgãos internos e como trabalham juntos.

O que é Osteopatia e o que ela pode fazer por você?

No Brasil a Osteopatia é uma especialização da fisioterapia reconhecida pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) desde 2001.

É uma profissão da área da saúde classificada como prática diagnóstica e terapêutica complementar, que interage com outras profissões e suas especialidades. 

Existem várias profissões que trabalham conjuntamente com a Osteopatia, dentre as quais citaremos apenas algumas, como a medicina – nas especialidades de clínica médica, ortopedia, fisiatria e neurologia –, a acupuntura, a fonoaudiologia e outras.

A Osteopatia oferece uma abordagem singular do corpo humano, com eficácia comprovada

Os osteopatas treinam para avaliar, diagnosticar e tratar os pacientes para reduzir a dor e as lesões, com o objetivo de ajudar o corpo a funcionar bem.

Eles são capazes de identificar tipos importantes de disfunção em seu organismo por meio de avaliação especializada e uma extensa gama de práticas.

Assim, se você visitar um Osteopata por um tornozelo dolorido, ele avaliará não apenas o tornozelo lesionado, mas também todos os tecidos envolvidos na lesão e sua respectiva repercussão em forma de uma cadeia lesional de adaptação que podem afetar os joelhos, a articulação coxofemoral, o osso ilíaco , o osso sacro até chegar a coluna.

Seu Osteopata pode usar uma variedade de técnicas de tratamento, como técnicas de manipulação de alta velocidade e curta amplitude, também chamadas de thrust, técnicas articulares, técnicas de músculo energia para o sistema musculo esquelético, como técnicas para vísceras e para o crânio. 

Um bom osteopata sempre busca a relação entre o sistema estrutural ou músculo esquelético com o sistema visceral e cranial. Por isso é importante saber o que é osteopatia.

Quais condições a Osteopatia pode tratar?

Os osteopatas podem tratar problemas no sistema musculoesquelético, sistema vascular, sistema nervoso e sistemas viscerais (órgãos).

As condições mais comuns tratadas são: dor no pescoço, lesões esportivas, dores de cabeça, problemas posturais, lesões ocupacionais, ciática, síndrome do túnel do carpo, cotovelo de tenista, artrite, dor no joelho e pé, determinados tipos de refluxo, constipação, alguns tipos de vertigem entre outros

O tratamento osteopático varia de pessoa para pessoa, já que cada lesão e problema é único.

Ao visitar um Osteopata, ele primeiro fará perguntas sobre seu problema e sintomas.

Ele também pode perguntar sobre seu histórico médico, qualquer medicação que você esteja tomando, bem como fatores que possam não estar diretamente relacionados ao seu problema. Escolha sempre um profissional credenciado e de confiança.

É importante informar o seu Osteopata se a sua condição médica mudar entre as consultas, pois assim ele pode ajustar o curso do tratamento e realizar qualquer adaptação necessária para melhoria de suas condições de saúde.

Agora que você sabe o que é osteopatia, pode considera-la no tratamento para dores na coluna, por exemplo, e para outras condições diversas!

Add Your Comment