fbpx
Saiba qual é o objetivo das sessões de fisioterapia

Qual o objetivo das sessões de fisioterapia? A maioria das pessoas procuram um fisioterapeuta porque tem dor ou tem dificuldade em fazer alguma coisa, entretanto eles podem trabalhar também na prevenção.

Talvez você tenha torcido o tornozelo em uma lesão esportiva ou tenha se envolvido em um acidente de automóvel ou tenha acordado há algumas semanas com dor em uma articulação ou músculo que não desapareceu.

Porém, os fisioterapeutas são os especialistas em movimento que determinam a raiz central do seu problema e tratam a causa, não apenas os sintomas. Saiba mais sobre a finalidade da terapia.

Objetivo das sessões de fisioterapia – Quando procurar ajuda

O objetivo das sessões de fisioterapia é variável: pode ser diminuir sua dor, prevenir lesões ou ajudá-lo a voltar ao que você quer e gosta de fazer, por exemplo.

Os fisioterapeutas são educados em anatomia, fisiologia, função física, doença e lesão e usam esse conhecimento para avaliar, restaurar e manter sua capacidade física.

Estes profissionais são treinados para atender pessoas de todas as idades com condições musculoesqueléticas, respiratórias e neurológicas, e, muitas vezes, concentram-se em uma área específica, como lesões esportivas, gerontologia, terapia manual, saúde da mulher, pediatria, reabilitação cardiorrespiratória etc.

O objetivo das sessões de fisioterapia é melhorar a mobilidade e a força, aliviar a dor e restaurar a função física.

Isso permite que você retome suas atividades regulares de vida diária, incluindo trabalho, escola, atividades recreativas e cuidados pessoais.

O que está envolvido na avaliação fisioterapêutica?

Na sua primeira consulta, o Fisioterapeuta realizará uma avaliação aprofundada que inclui perguntas importantes sobre sua dor e / ou lesão e como isso afeta você.

Em seguida, uma avaliação clínica detalhada incluirá o exame de sua postura, amplitude de movimento e força, bem como testes clínicos relacionados à sua lesão ou condição.

O objetivo da sua avaliação é determinar a estrutura ou estruturas afetadas. Às vezes, a causa da sua dor é muito óbvia e às vezes não é.

Portanto, o Fisioterapeuta usará uma variedade de testes e medidas apropriados para determinar a raiz do seu problema.

Um plano de tratamento, com base na sua avaliação, será discutido com você. Cada paciente é único e, portanto, seu tratamento precisa ser individualizado em relação ao seu histórico médico, lesões e objetivos.

Que tipo de tratamento está envolvido?

O seu Fisioterapeuta tem uma variedade de tratamentos que podem ser recomendados e podem incluir um ou mais dos seguintes:

  • Terapia manual

O Fisioterapeuta irá usar as mãos para trabalhar nas articulações e / ou músculos.

  • Acupuntura:

A acupuntura é um dos sistemas de cura mais antigos e usados ​​com mais frequência no mundo. Estimula o organismo a produzir as suas próprias substâncias para aliviar a dor chamadas endorfinas.

É uma ferramenta muito eficaz para aliviar a tensão muscular e os pontos-gatilho e estimula vários sistemas no corpo, incluindo o sistema nervoso simpático, que ajuda a diminuir a inflamação e a promover cura.

  • Modalidades eletro terapêuticas

São frequentemente usadas para diminuir a inflamação e a dor, melhorar a circulação e melhorar a força. Estes podem incluir ultrassom, laser, gelo, calor, etc.

  • Exercícios:

Esta é uma parte muito importante. Exercícios de fortalecimento, amplitude de movimento e / ou postura podem ser dados para alguma condição específica para ajudá-lo a maximizar os ganhos que você obteve durante o tratamento.

Além de seu tratamento, você provavelmente também receberá um programa de exercícios para casa.

Estes exercícios serão importantes para você completar, pois complementarão os ganhos que você realizou em suas sessões de Fisioterapia.

Lembre-se sempre de procurar um bom profissional, que seja certificado e capacitado. Assim você garante que conseguirá atingir o objetivo das sessões de fisioterapia.

Add Your Comment