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Aulas de pilates para iniciantes

As aulas de pilates para iniciantes têm sido cada vez mais procurada
nas academias. O porque da ascensão da modalidade? Por todos os
benefícios que sua prática proporciona à saúde física e mental.
O pilates também é uma atividade muito atrativa porque se combina
perfeitamente com a realização de outros exercícios. Dessa maneira fica ainda mais fácil conseguir o resultado perfeito para o seu corpo.
Quer saber mais sobre as aulas de pilates para iniciantes? Aqui você
vai entender mais do que se trata essa modalidade, quais são os exercícios para quem acabou de começar a praticar pilates e onde é possível realizar a prática.

Aulas de pilates para iniciantes

É preciso entender que as aulas de pilates para iniciantes são
diferentes das aulas oferecidas para turmas mais avançadas. O Pilates − assim como qualquer outro tipo de atividade física − exige muito treino e dedicação. Essa é a única maneira de conseguir evoluir. As posições para iniciantes são fáceis e podem ser realizadas em qualquer lugar, conforme os treinos vão passando o aluno aprimora suas habilidades e consegue realizar exercícios mais ousados.
É muito importante estar ciente que o pilates não se trata apenas de uma atividade para emagrecer, tonificar os músculos ou ganhar elasticidade.
Essa atividade trabalha muito sua mente, então todos os exercícios devem ser realizados com foco, concentração e entrega.

Posições mais básicas que podem ser feitas em qualquer
lugar

RETRAÇÃO DAS ESCÁPULAS
O primeiro passo é deitar de costas e flexionar os joelhos (mesma
posição que o exercício de flexão). Levante os braços com os cotovelos
estendidos e com as mãos voltadas para dentro. Depois eleve as escápulas do chão levemente e volte à posição inicial.

PONTE
Deite de costas, assim como na posição anterior. No entanto, aqui os
braços ficarão estendidos rente ao chão e não levantados. Flexione a coluna de maneira que o corpo suba (mantenha os ombros no chão).

FLEXÃO DO QUADRIL
Comece com a mesma posição inicial do exercício anterior, mas agora
você irá levantar uma perna de cada vez de maneira a formar um ângulo de 90º (coxa de canela).

CISNE
Deite com a barriga para baixo, com as pernas levemente afastadas (na
altura dos ombros) e com os joelhos estendidos. Você ficará de bruços com os cotovelos dobrados, as mãos ficarão uma em cima da outra e sua testa se apoiará nelas. Alongue a coluna inclinando a cabeça para frente.

ALONGAMENTO DO GATO
Você ficará em posição de 6 apoios (duas mãos, dois pés e dois joelhos)
como se fosse engatinhar. Mantenha os braços afastados na altura dos ombros e as pernas afastadas na altura dos quadris. Você irá alongar a coluna para cima e para baixo.

SIDE KICK MODIFICADO

Nessa posição você ficará deitado de lado e a mão que estiver rente ao
chão ficará estendida para cima. Os joelhos ficarão flexionados e as pernas juntas, assim como os calcanhares. Levante a perna que não está rente ao chão de maneira flexionada e mantenha os calcanhares em contato.

Onde encontrar aulas de pilates

Hoje em dia − devido sua popularização − é muito fácil encontrar aulas de pilates para iniciantes em qualquer academia. Normalmente são
oferecidas de duas a três aulas por semanas em horários pré determinados.

Em cidades maiores normalmente há estúdios que focam apenas em
aulas de pilates. As ofertas de horário são maiores e fica fácil encaixar a atividade na sua rotina.
Os exercícios das aulas de pilates para iniciantes podem até mesmo
ser realizados em casa, no entanto, ter o acompanhamento de um profissional especializado sempre é mais indicado. O Pilates pode ser realizado por educadores físicos e fisioterapeutas. Se você apresenta algum tipo de dor o ideal é que você procure primeiro por um fisioterapeuta.

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