fbpx
Em quais casos é indicado cuidados de um fisioterapeuta?

Você sabe em quais casos é indicado cuidados de um fisioterapeuta? Na fisioterapia, os profissionais irão avaliar e tratar problemas decorrentes, por exemplo, de lesões ou doenças que gerem incapacidade.

O fisioterapeuta é um profissional licenciado com experiência no diagnóstico de anormalidades físicas, e responsável por auxiliar no processo de restauração da função e mobilidade dos membros.

Fisioterapeutas podem estar presentes em uma variedade de serviços de saúde, e sua área de atuação é imensa, assim, são profissionais essenciais e a chance de você precisar em algum ponto de sua vida é grande.

Quando é indicado cuidados de um fisioterapeuta?

Para que serve fisioterapia? Bom, o fisioterapeuta auxilia no diagnóstico e tratamento dos pacientes desde os estágios restauradores e atua também na prevenção.

A fisioterapia pode ser um tratamento isolado ou funcionar como suporte para outras condições.

Assim, é indicado cuidados de um fisioterapeuta sempre que recomendado pelo médico, ou mesmo se você julgar necessário por conta própria.

Qualquer que seja o modo como um paciente chega a um consultório, ele pode esperar:

  • A realização de um exame físico que inclui seu histórico geral de saúde, incluindo avaliação da postura, movimento e flexibilidade, e do movimento e desempenho muscular e articular
  • Receber um diagnóstico clínico, prognóstico, plano de cuidados e metas de curto e longo prazo
  • Receber recomendações de autogerenciamento: Os pacientes geralmente treinam com um fisioterapeuta em exercícios que podem fazer em casa, para ajudá-los a funcionar com mais eficácia.

Condições comuns que requerem fisioterapia

É indicado cuidados de um fisioterapeuta sempre que há limitações físicas e dependendo de sua área especifica de atuação. Algumas condições na qual a fisioterapia é benéfica inclui:

  • Terapia manual ou Osteopatia para condições como dores crônicas;
  • Problemas musculares, como dores nas costas, e problemas de articulação;
  • Lesões relacionadas ao esporte;
  • Saúde da mulher e disfunção do assoalho pélvico, como incontinência urinária e linfedema;
  • Disfunções leves decorrentes de problemas neurológicos como AVC e Parkinson.

Benefícios da Fisioterapia

Dependendo do motivo do tratamento eem quais casos é indicado cuidados de um fisioterapeuta, os benefícios podem incluir:

  • Manejo da dor
  • Evitar a cirurgia em alguns casos
  • Melhora na mobilidade e movimento muscular
  • Auxilio na recuperação de lesão ou trauma
  • Auxilio na melhora de sequelas decorrentes de acidente vascular cerebral ou paralisia
  • Melhora no equilíbrio e prevenção de quedas
  • Alivio de sintomas decorrentes da idade

Um fisioterapeuta pode conscientizar e educar seus pacientes sobre os benefícios específicos da fisioterapia de acordo com seu histórico médico e sua necessidade de tratamento pessoal.

Um fisioterapeuta esportivo, por exemplo pode contribuir para o desempenho de um atleta ajudando a fortalecer partes específicas do organismo.

Antes de decidir quem contratar para seus serviços de fisioterapia, você precisa se certificar de que você está lidando com alguém que é bem qualificado.

Leva alguns segundos para verificar se o fisioterapeuta está totalmente qualificado e credenciado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Isso assegura a qualidade do atendimento e minimiza os riscos de um diagnóstico incorreto ou de um tratamento inadequado para sua condição específica.

Converse com outros pacientes, peça informações e caso tenha qualquer dúvida, pergunte, afinal, se trata de sua saúde.

Seu fisioterapeuta deve se esforçar ao máximo para que você se sinta à vontade para expor de maneira natural qualquer desconforto ou aflição que o incomode durante o tratamento.

Agora que você saberem quais casos é indicado cuidados de um fisioterapeuta, pode procurar este profissional sempre que identificar a necessidade de seus serviços.

Add Your Comment