fbpx
O que faz um fisioterapeuta?

Você sabe o que faz um fisioterapeuta?Estes profissionaispodem ajudar o indivíduo a recuperar ou manter uma vida mais ativa e independente, em todos os aspectos.

Eles são especializados em avaliar o movimento e podem educar o paciente sobre como proteger as articulações e se proteger de lesões.

A fisioterapia pode ser um tratamento eficaz para uma infinidade de condições e seus tratamentos podem ajudar em uma série de doenças crônicas ou na recuperação de cirurgias, por exemplo.

O que faz um fisioterapeuta e como ele pode te ajudar

O que faz um fisioterapeuta afinal? Estes profissionais são treinados em detectar e tratar problemas articulares e musculares.  Mas o que faz um fisioterapeuta de maneira prática? Bom, entre as atribuições destes profissionais podemos destacar:

  • Ajudar e propor técnicas para lidar com sua condição;
  • Abordar preocupações ou incertezas relacionadas ao tratamento;
  • Definir metas de tratamento adequadas para mantê-lo o mais ativo possível.

O papel de um fisioterapeuta é extremamente variado. Ele (a) pode ter que avaliar a condição física de um paciente para diagnosticar problemas e implementar um plano de terapia para curar dores nas articulações, por exemplo.

Ou alternativamente, também poderia estar treinando novamente os pacientes para andar ou ajudando outros a lidar com muletas, andadores ou cadeiras de rodas.

Ele (a) também será responsável por educar seus pacientes e suas famílias (assim como a comunidade em geral) para evitar lesões e ajudar essas pessoas a levarem estilos de vida saudáveis.

Em alguns casos, o fisioterapeuta pode ser solicitado a planejar e implementar programas comunitários de condicionamento físico. Assim, o que faz um fisioterapeuta é uma pergunta que possui muitas respostas.

Durante o curso de sua carreira, um fisioterapeuta tratará todos os tipos de pessoas, incluindo crianças, mulheres grávidas, pessoas em reabilitação, atletas, enfim, todos podem se beneficiar.

Tipos de fisioterapia

Para entender o que faz um fisioterapeuta é importante saber que eles podem se especializar em diversas áreas, incluindo Osteopatia, medicina esportiva, saúde infantil (pediatria) e saúde da mulher.

Dentro desses parâmetros existem algumas áreas diferentes para prática, como a fisioterapia ortopédica, que é usada para tratar doenças como entorses, dores nas costas, artrite, incontinência, bursite, problemas de postura, lesões esportivas e no local de trabalho, além de mobilidade reduzida. A reabilitação após a cirurgia também está incluída nesta categoria.

O tratamento de cada pessoa é personalizado para solucionar às suas necessidades e um fisioterapeuta escolherá dentre uma ampla gama de terapias, incluindo:

  • Terapias manuais – Entre elas a Osteopatia que é uma especialização da Fisioterapia reconhecida pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) desde 2001.  Esta forma de tratamento pode abranger manipulação e mobilização articular (que inclui mobilização espinhal), mobilização das fáscias técnicas para vísceras, crânio e artérias;
  • Exercícios – como fortalecimento dos músculos, reeducação para postura, etc.;
  • Técnicas de eletroterapia – que consiste em laser terapia, diatermia, ultrassom entre outros.

Em muitos casos, uma lesão pode ser causada por outros fatores subjacentes. Pode ser que uma dor nas costas constante seja causada por atividades repetitivas relacionadas ao trabalho, má postura, excesso de peso ou até mesmo a adoção da técnica errada ao praticar um esporte.

Por conseguinte, o fisioterapeuta não só trata a dor nas costas, mas também aborda os outros fatores. Esta abordagem holística visa reduzir o risco de a lesão acontecer novamente.

Agora que você sabe o que faz um fisioterapeuta, não deixe de considerar este profissional na próxima vez que se lesionar!

Add Your Comment