Você sabe em quais casos é indicado cuidados de um fisioterapeuta? Na fisioterapia, os profissionais irão avaliar e tratar problemas decorrentes, por exemplo, de lesões ou doenças que gerem incapacidade.
O fisioterapeuta é um profissional licenciado com experiência no diagnóstico de anormalidades físicas, e responsável por auxiliar no processo de restauração da função e mobilidade dos membros.
Fisioterapeutas podem estar presentes em uma variedade de serviços de saúde, e sua área de atuação é imensa, assim, são profissionais essenciais e a chance de você precisar em algum ponto de sua vida é grande.
Quando é indicado cuidados de um fisioterapeuta?
Para que serve fisioterapia? Bom, o fisioterapeuta auxilia no diagnóstico e tratamento dos pacientes desde os estágios restauradores e atua também na prevenção.
A fisioterapia pode ser um tratamento isolado ou funcionar como suporte para outras condições.
Assim, é indicado cuidados de um fisioterapeuta sempre que recomendado pelo médico, ou mesmo se você julgar necessário por conta própria.
Qualquer que seja o modo como um paciente chega a um consultório, ele pode esperar:
- A realização de um exame físico que inclui seu histórico geral de saúde, incluindo avaliação da postura, movimento e flexibilidade, e do movimento e desempenho muscular e articular
- Receber um diagnóstico clínico, prognóstico, plano de cuidados e metas de curto e longo prazo
- Receber recomendações de autogerenciamento: Os pacientes geralmente treinam com um fisioterapeuta em exercícios que podem fazer em casa, para ajudá-los a funcionar com mais eficácia.
Condições comuns que requerem fisioterapia
É indicado cuidados de um fisioterapeuta sempre que há limitações físicas e dependendo de sua área especifica de atuação. Algumas condições na qual a fisioterapia é benéfica inclui:
- Terapia manual ou Osteopatia para condições como dores crônicas;
- Problemas musculares, como dores nas costas, e problemas de articulação;
- Lesões relacionadas ao esporte;
- Saúde da mulher e disfunção do assoalho pélvico, como incontinência urinária e linfedema;
- Disfunções
levesdecorrentes de problemas neurológicos como AVC e Parkinson.
Benefícios da Fisioterapia
Dependendo do motivo do tratamento eem quais casos é indicado cuidados de um fisioterapeuta, os benefícios podem incluir:
- Manejo da dor
- Evitar a cirurgia em alguns casos
- Melhora na mobilidade e movimento muscular
- Auxilio na recuperação de lesão ou trauma
- Auxilio na melhora de sequelas decorrentes de acidente vascular cerebral ou paralisia
- Melhora no equilíbrio e prevenção de quedas
- Alivio de sintomas decorrentes da idade
Um fisioterapeuta pode conscientizar e educar seus pacientes sobre os benefícios específicos da fisioterapia de acordo com seu histórico médico e sua necessidade de tratamento pessoal.
Um fisioterapeuta esportivo, por exemplo pode contribuir para o desempenho de um atleta ajudando a fortalecer partes específicas do organismo.
Antes de decidir quem contratar para seus serviços de fisioterapia, você precisa se certificar de que você está lidando com alguém que é bem qualificado.
Leva alguns segundos para verificar se o fisioterapeuta está totalmente qualificado e credenciado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Isso assegura a qualidade do atendimento e minimiza os riscos de um diagnóstico incorreto ou de um tratamento inadequado para sua condição específica.
Converse com outros pacientes, peça informações e caso tenha qualquer dúvida, pergunte, afinal, se trata de sua saúde.
Seu fisioterapeuta deve se esforçar ao máximo para que você se sinta à vontade para expor de maneira natural qualquer desconforto ou aflição que o incomode durante o tratamento.
Agora que você saberem quais casos é indicado cuidados de um fisioterapeuta, pode procurar este profissional sempre que identificar a necessidade de seus serviços.

