fbpx

Joseph Hubertus Pilates

PILATES

Joseph Hubertus Pilates

Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1881, Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe.

Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados.

Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois ele retornou à Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.

Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do studio, dando continuidade ao trabalho do marido. Por volta de 1970, ela fez convites a alguns alunos de Joseph Pilates, passando a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna do studio na década de 50.

Muitos estudantes de Joseph e Clara Pilates abriram seus próprios studios. Ron Fletcher (um dançarino de Martha Graham, que estudou com Joseph nos na década de 40) abriu seu studio em Los Angeles, em 1970. Clara ficou fascinada com o trabalho de Ron Fletcher e lhe deu permissão para difundir o nome e o trabalho de “Pilates”.

Junto com Carola Trier, Fletcher trouxe inúmeras inovações e avanços para o trabalho de “Pilates”.

Muitos dos alunos de Joseph Pilates abriram seus próprios studios e difundiram sua técnica, fazendo também importantes contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento do Método Pilates.

O método chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, Presidente da Physio Pilates, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates.

O Método Pilates

Pilates é o último nome de Joseph Hubertus Pilates, criador de um método de movimento extremamente benéfico e revolucionário. Desenvolvido no início da década de 1920, o método que desenvolve corpos fortes, alongados e flexíveis, utiliza princípios específicos que promovem acima de tudo o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

O objetivo maior do método Pilates é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão e integração de todos os seus corpos (físico, espiritual, emocional, energético). Deste modo, todos tornam-se mais eficientes, aprimorando sua performance nas atividades da vida diária e profissional resultando na melhoria da qualidade de vida.

Pilates tem como base um conceito denominado de Contrologia (Contrology). Segundo Pilates, Contrologia é o controle consciente de todos os movimentos corporais. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento.

Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, Joseph Pilates define em seu livro "Return to Life" (1945) que são necessários 3 princípios Guia fundamentais: Saúde Integral do Corpo, Compromisso com o Corpo Todo e Respiração. Segundo o Guia da PMA, Pilates utiliza princípios de movimento básicos como: Movimento do Corpo Todo, Respiração, Desenvolvimento Equilibrado dos Músculos, Concentração, Controle, Centramento, Precisão, Ritmo.

O sistema tem diversas influências, entre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, dança, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas. Ao longo dos anos, alunos do próprio Joseph Pilates e praticantes do método Pilates de todo o mundo fizeram importantes contribuições. Citam-se, como exemplos, o aperfeiçoamento e a criação de novos exercícios, incorporação de novos conceitos de organização corporal, o aprimoramento de equipamentos e a invenção de novos aparelhos e acessórios.

``Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE``. Joseph Pilates, 1934.